O front, trata-se logicamente da imagem principal deste blog.
Não da guerra [que se anuncia na América do Sul, que comentarei em breve] e sim da linha de frente deste espaço virtual.
Como se nota, à direita da página está a inigualável e indefectível figura do Pensador, do escultor francês Auguste Rodin.
Definida pelo Wikipédia como uma figura que "Retrata um homem em meditação soberba, lutando com uma poderosa força interna".
Boa frase, de um espaço interessante da rede. Wikipédia. E confiável, até. A revista SuperInteressante publicou uma reportagem sobre esta enciclopédia do século 21, analisando como são postados e editados os textos ali expostos. Eu, como advogado, inclçusive já usei dali informações que foram ao Judiciário através de petição. Claro, nada que necessitasse de técnica jurídica, mas de conceitos físico-geográficos.
Enfim.
Vai a imagem de bronze eternizada por Rodin, que conta com inúmeras réplicas pelo mundo. A da foto, por exemplo, está na Bélgica e foi feita pelo escultor Alexis Rudier.
Interessante descobrir que o Brasil também possui uma - está no Instituto Ricardo Brennand na cidade do Recife, Estado de Pernambuco, Nordeste do país. Região com intensa manifestação cultural, mas diversa da linha da escultura objeto do post. Mais voltado à dança, culinária, artesanato e outros, frutos da herença africana que habita nossos genes.
Pena que no Rio Grande do Sul, desde onde está situado este blogueiro, a expressão artística de Rodin esteja mais associada à operações policiais [um dos "criativos" nomes dados às ações da polícia federal] do que a mostras de arte....
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Recife é muito foda, também, pq mantém suas raízes culturais. Artistas novos fazem questão de revisitar a cultural tradicional do estado.
Outro ponto interessante na cultura de Recife, e que tem reflexo na arquitetura e organização urbana da cidade, é a forte colonização holandesa.
Acho que favoreceu para eles terem um cultura que se destaca do resto do nordeste.
Postar um comentário